sábado, 1 de outubro de 2011

Alunos encantados escrevem livro para a Bienal!

Tudo começou com o amor da professora Leila pela mitologia. Constatando a presença de histórias da mitologia na apostila do 6º ano enviadas pela Secretaria de Educação a professora encantou seus alunos contando as histórias e mostrando gravuras de famosas obras de arte que retratam seus personagens.

O encantamento levou a aluna Aurea Cristina da turma 1603 a escrever:

“Minha aula preferida é de português porque toda vez que a minha professora nos conta os mitos sobre deuses gregos, heróis, oráculos, monstros horripilantes, mocinhas apaixonantes, é como se, quando ouvisse o som da voz dela, fosse ficando distante até aterrissar em um lugar onde tudo é possível.”

Os alunos, completamente inspirados, procuraram a Sala de Leitura ávidos para ler mais sobre esse fascinante assunto procurando principalmente os livros de literatura que contam sobre os mitos e lendas contados em sala de aula.


Além disso, os alunos também pesquisaram mais informações sobre esse tema no material disponível na Sala de Leitura e se interessaram mais por literatura em geral, contando com o apoio da professora Solange Virginia, colaboradora deste projeto.


O interesse de seus alunos contagiou outras turmas da escola, o que mostra
como o amor de uma professora pela leitura consegue se disseminar até em turmas onde ela não atua.

Os alunos recontaram as histórias e fizemos um livro
que foi enviado para o stand da Secretaria Municipal de Educação na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

A professora Leila, feliz com a produção de seus alunos, comprou livros e fez um sorteio animadíssimo nas suas turmas.

Os alunos continuam produzindo recontos das histórias lidas, ouvidas e pesquisadas. Também estão produzindo desenhos para ilustrar os personagens.

2 comentários:

  1. Amo a professora leila nos jeitos que ela nos ensina , como ela passa aqauela alegria na sala de aula fikamos tão tristes Pois nesse bimestre estamos sem mitologia eu amei todas as historias e espero que la na frente eu possa conheçer uma professora como a dona leila tomara ne mil beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a professora Leila, ela explicando sobre a poesia do Castro Alves, Vozes D'África, magnifico. Espero que no ano de 2012, eu possa estar sendo aluno dela novamente.

    ResponderExcluir