segunda-feira, 20 de junho de 2011

A inclusão também acontece na Candido!

A proposta de inclusão para alunos com deficiência em turmas regulares tem sido realizada de forma gradativa e concreta. Principalmente para os alunos surdos, que antes da entrada de intérpretes de LIBRAS, não tinham acesso à determinada informação e nem a tudo que acontecia na escola. Com a presença deste profissional e de um novo olhar sobre esse aluno, mudanças aconteceram e com elas, os alunos surdos podem estar presentes em todo espaço onde circula o conhecimento e participar de toda atividade proposta pelo corpo docente. Na nossa escola, um espaço conquistado foi a sala de leitura. Esse local pouco freqüentado pelos alunos surdos (pela própria questão lingüística) tem oferecido a eles uma proposta diferente: a acessibilidade. Por estar equipado com computadores, alguns livros digitalizados e transcritos em língua de sinais, esse espaço vem despertando interesse. Prova disso, veja a foto abaixo, onde vemos uma aluna surda, “lendo” o livro “A ILHA DO TESOURO” na versão em LIBRAS.

Outra atividade que aconteceu na escola, e que foi extremante gratificante, foi a participação da aluna surda, do 8 ano (turno da manhã) em outra turma, a tarde, onde estuda um aluno surdo. Ela, juntamente com a intérprete de LIBRAS, que a acompanha em sala de aula, esteve presente na aula de Língua Portuguesa, da turma do 7 ano, para atuar como monitora do aluno surdo. A participação aconteceu de forma efetiva e despertou nos demais alunos, o desejo de conhecer algo mais sobre a língua usada pelas pessoas surdas, que é a língua de sinais. Abaixo, vemos momentos desse acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário